quinta-feira, 21 de maio de 2015

TABELA PERIÓDICA


CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Por que classificar?

     Pense um pouco. O que é classificar? É importante fazer classificações? Por quê?
     Classificar é uma ação humana realizada com o propósito de facilitar as atividades cotidianas.
    Se entrarmos num supermercado em busca de determinado produto, não teremos dificuldade em encontrá-lo, uma vez que todos os produtos estão classificados de acordo com sua categoria (produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, gêneros alimentícios enlatados, bolachas, etc.)
  Nas diversas ciências, a habilidade de classificar é utilizada para dividir, conforme suas características, os animais, as plantas, as palavras, ou seja, tudo. Isso acontece também com os elementos químicos.

HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA

  • No início do século XIX, iniciaram-se as tentativas de classificar os elementos segundo suas propriedades;
  • Em 1810, Jöns Jocob Berzelius (1779 - 1848) dividiu os elementos até então conhecidos em dois grupos: os eletropositivos e os eletronegativos ( ou em metais e não metais );
  • Entre 1816 e 1829 ocorreu as primeiras ideias do que seria a tabela atual e partiram de Johann Wolfgang Döbereiner (1780 - 1849), ele percebeu em que alguns grupos de três elementos com propriedades semelhantes, um deles sempre apresentavam a média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Döbereiner, então, organizou grupos de três elementos, que ficaram conhecidos como TRÍADES.
  • Em 1863, Alexandre de Chancourtois (1819-1886), cientista francês, fez outra classificação dos elementos então conhecidos numa ordem hierárquica crescente de suas massas atômicas. Tomando como base um cilindro e traçou uma curva helicoidal (forma de hélice), dividindo em dezesseis partes. Sobre a curva, dispôs os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas. 

  • Em 1860, num congresso internacional de Química realizado em Karlsruhe, na Alemanha, os químicos presentes determinaram os símbolos e distribuíram os elementos em grupos de acordo com a semelhança e suas propriedades.
  • Em 1869, dois cientistas, Julius Lothar Meyer (1830 - 1895) e Dmitri Ivanovich Mendeleiev (1834- 1907), propuseram modelos semelhantes da tabela periódica, embora com linhas de pesquisas diferentes. Meyer elaborou sua tabela apoiada nas propriedades físicas de cada elemento, enquanto Mendeleiev se baseou nas propriedades químicas dos elementos. Ambos verificaram que, colocando os elementos em uma ordem crescente de suas massas atômicas, muitas propriedades físicas e químicas se repetiam. Mendeleiev elaborou fichas contendo todas as informações de que se tinha conhecimento de cada um dos cerca de 60 elementos conhecidos e as distribuiu sobre a mesa. Organizou-as em coluna e fileiras, mantendo na mesma coluna os elementos que tinham propriedades semelhantes. Ao fazer isso, deixou alguns espaços vazios que, segundo ele, seriam preenchidos mais tarde por elementos que seriam descobertos.
  • Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley (1887-1915) estabeleceu o conceito de número atômico ao descobrir que o número de prótons no núcleo de um determinado elemento era o sempre o mesmo.



15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Resumo dos videos:
    Video 1
    Henning Brand descobriu o primeiro elemento químico em 1669,o fósforo(P).Os químicos ficaram muito tempo tentando descobrir a organização dos elementos químicos.A periodicidade foi a chave para a descoberta da tabela periódica. Mendeleyev foi quem conseguiu organizar os elementos na tabela,ele deixou alguns espaços em branco porque falou que novos elementos iriam ser descobertos.Henry Moseley resolveu o último problema na tabela de Mendeleyev, ele descobriu que a carga elétrica correspondia ao número atômico.
    Video 2
    Os cientistas descobriram vários elementos.Eles buscavam um padrão para os elementos, mas não conseguiam porque muitos elementos ainda tinham que ser descobertos. Mendeleyev queria descobrir a relação dos elementos,ele se acalmava jogando paciência,ele pegou a ideia de classificação do jogo e tentou aplicar nos elementos essa classificação.Ele sonhou com a tabela e conseguiu estruturar a tabela,também deixou alguns espaços nela,pois previu que elementos ainda iriam ser descobertos,e isso aconteceu.
    Gabriella F. da Silva

    ResponderExcluir
  3. Confirmado: Isabela e Gabriela da Silva

    ResponderExcluir
  4. Vídeo 1: A classificação dos elementos químicos foi uma das grandes conquistas desta área. Até conseguirem encontrar a forma como os elementos se comportavam, os químicos tiveram que realizar inúmeros estudos. Foi no ano de 1669, que o alquimista Henning Brand descobriu o primeiro elemento químico, o Fósforo (P). A primeira divisão foi classifica-los em Metálicos e Não-Metálicos. Johann Wolfgang Döbereiner observando o Bromo (Br), formulou a teoria das Tríades. O mistério sbre a organização dos elementos continuava, então mais tarde, Mendeleiev observando as teorias existentes até então, elaborou a primeira tabela periódica, organizou os 60 elementos químicos conhecidos em sua época de acordo com suas características químicas e deixou alguns espaços em branco para alguns elementos que iriam ser descobertos mais tarde, e assim se realizou; Moseley foi quem falou que deveria organizar os elementos de acordo com seu número atômico. Atualmente elementos químicos naturais e artificiais estão em ordem na tabela periódica.

    Vídeo 2: Inúmeros elementos foram descobertos. Utilizando Urina Brand, descobriu o (P), mas deu o nome de fogo frio; Boil descobriu e denominou o que era um elemento; foi só no inicio do século 19 que outros elementos foram descobertos, utilizando a eletricidade, um exemplo foi a extração de sódio utilizando o eletrólize, após descobrir uma grande quantidade de elementos, os químicos não conseguiam entender a relação entre eles, no entanto foi percebendo-se padrões entre os elementos, Na, K, Li, por exemplo, ou seja, apenas em pequenas quantidades. Mendeleev, era impaciente e muito determinado, mas dedicava-se inteiramente ao trabalho, estando determinado a descobrir a relação entre os 63 elementos, após muito tempo embaralhando as cartas com os elementos acabou adormecendo, e ao acordar colocou todas elas dispostas organizadamente, mas deixou algumas lacunas, que mais tarde foram preenchidas perfeitamente. Algumas mudanças ocorrem até hoje na tabela periódica, mas para ficar cada vez melhor.
    Aline D. da Silva

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vídeo 1:
    Foi descoberto que a organização é necessária na vida do sr humano. A clasificaçõ da tabela começou na Grécia com quatro elementos fundamentais: Água,fogo,terra e ar, mais foi descoberto que haviam bem mais elementos.Henning Brand descobriu o primeiro elemento, o fósforo.Com a descoberta dos elementos, surgiu a necessidades de classificá-los. A primeira divisão entre os elementos foi: Metais e não metais. O professor Johann pesquisou e criou a Lei das Tríades. Em 1862, Chancourtois criou a teoria do Parafuso Telúrico que foi o primeiro a reconhecer a ideia da periodicidade.Que foi a chave para a descoberta da tabela periódica.Mendeleyev, que falou que os elementos deveriam ser classificados de acordo com suas características químicas, ele também montou a primeira versão tabela. Mosley resolveu os espaços que faltavam na tabela de Mendeleyev.
    Foi descoberto posteriormente que o potencial de Ionizaçõ aumenta da direita para a esquerda, de baixo para cima, e o Raio atômico no sentido contrário. A afinidade eletrônica aumenta conforme o raio atômico diminui.Há alguns grupos na tabela:Metais, Semi-metais,Não metias e Gases nobres. Seabog criou os elementos sintéticos chamados de transuranicos e a tabela que usamos hoje.

    Vídeo 2:
    Vários elementos foram sendo descobertos ao longo do tempo. Usando a Urina, o cientista Brand descobriu o fósforo, Boil determinou o que era um elemento; com o tempo elementos foram sendo descobertos, a extração de sódio usando a eletrólize, após descobrir muitos elementos, os químicos não destinguiam a relação entre eles, no entanto foi percebendo que cada elementos tem sua característica, ou seja, apenas em quantidades pequenas. Mendeleyev,,determinado a descobrir a relação entre os 63 elementos,e estava jogando cartas,e acabou dormindo, e quando ele acordou colocou todas as cartas organizadas, mas deixou algumas em branco, que mais tarde foram preenchidas pelo cientista Mosley.

    Juliana Godoy Freires
    1 ano EM

    ResponderExcluir
  7. Resumo dos videos:

    Vídeo 1: O primeiro elemento químico a ser descoberto foi o Fósforo em 1669 sobre o químico Henning Brand, as classificações químicas que os Gregos acreditavam era Fogo, Aguá, terra e o Ar, a primeira divisão fizeram entre os elementos foi metálicos e não metálicos.Jonh Newlands imaginou que cada elemento fosse como uma tecla de piano dispostos por seu peso atômico, ele concluiu que a cada oito notas certas as propriedades pareciam se repetir, então batizou sua ideia de Lei da Oitavas, essa foi sua 1° tentativa de englobar todos os elementos.Mendeleev continuou com o pensamento de Newlands, e elabarou um baralho de cartas com todos os elementos conhecidos ate então. Mesmo com seu baralho incompleto ele organizou uma tabela, a Tabela Periódica, em sua tabela ele deixou espaços, que seriam completadas no futuro com as descobertas de novos elementos.

    Vídeo 2: Mendeleev,apesar de não ter descoberto nenhum elemento, podemos mencionar que previu diversos deles,com suas propriedades físicas e químicas.em 1669, Brand colheu vários barris de urina e deixou fermentar, dessa urina coletada, Brand ficou decepcionado, pois apenas conseguiu um grude branco e mole, que não se parecia nada com o ouro. Esse grude, no entanto, como brilhava no escuro, recebeu de Brand o nome de fósforo (P).

    ResponderExcluir
  8. resumo dos videos:
    1 video:
    O primeiro video fala como surgiu a tabela periodica, que surgiu na grecia tendo em si os quatro elementos da natureza,terra,agua,fogo e o ar mais ao longo das pesquisas surgiram varios elementos quimicos foram descobertos..Henning Brand descobriu o primeiro elemento, que foi o fosforo (P). Com a descoberta dos elementos quimicos exige entao uma classifacao para eles,antigamente como nao tinham descobertos alguns elementos eles foram classificados como Ametais e Metais. O professor Döbereiner elaborou alei de tríades mais ninguem acreditou exeto uma pessoa, quimico medeleiv que elaborou a forma do parafuso e da massa atomica ele ainda deixou espaços em sua criação pois sabia que ainda tinha mais elementos quimicos para serem descobertos. Apos algum tmepo moseley elaborou o o conceito que organizava os elementos quimicos pelo seu numero atomico

    2video:
    O segundo video fala sobre a descobertas dos elementos quimicos desde dos alquimista até hoje em dia. Tambem mostra sobre o sonho de mendeleiv que após grande esforço ao tentar desvendar os 63 elementos quimicos e acabou adormecendo de cansaço, mas isso foi um ponto positivo pois ele sonhou com a organização dos elementos, quando acordou descreveu eles e então fez a tabela periodica , mas ela so foi finalizada alguns anos depois, porque falta alguns elementos

    Levi Matheus Pereira

    ResponderExcluir